terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bateu na trave (Outra vez)




Ao pensar na corrida de domingo consigo até imaginar o Pedro Ernesto gritando:

“No pooooooooooooooooooooooosteeeeee. A bola bate caprichosamente no poste e quase o Grêmio marca seu gol. Inacreditááááááááááável, a bola explooooooode no poste.”

 De fato eu não esperava que fosse passar tão perto do primeiro, e tão sonhado sub-50. Assim como eu não esperava os 3 segundos que faltaram para o sub-25 nos 5 km da semana passada. Apesar de ter batido meu recorde nos 10 km eu fiquei com um gostinho amargo – mas não igual o do chimarrão. Baixei, mas não o suficiente.
Quando eu me deparei com a altimetria pensei que qualquer tempo abaixo de 1 hora já seria bom negócio. Antes, gostaria de falar da estrutura da prova, que estava muito bem organizada. O Clube Juventus realmente caprichou, e muito, na organização. Com exceção do atraso na largada, mas vá lá...
Havia muitas provas nesse domingo, mas dei preferencia em correr no tradicional e centenário bairro da Mooca. Formado, inicialmente por imigrantes italianos que tanto contribuíram para o crescimento de São Paulo. Gosto muito desses bairros que trazem em sua alma as características de seu povo, desde a arquitetura, em sua maioria ainda preservada dos antigos bairros de operários, até o estilo pitoresco paulista de ir tomar café na Padoca. Como historiador que sou sei o quanto isso representa para nossa história. Parabéns Mooca. Parabéns à colônia italiana. “Vamo Parmeraaaaaa”. 


("Não que eu pregue qualquer tipo de ódio, longe disso, mas achei interessante uma campanha que uma parte da torcida do Moleque Travesso faz. Resistindo à banalização predatória que destruiu a essência do nosso futebol aguerrido e bravo. O verdadeiro futebol, e não esse coorporativista, capitalista e mercenário que temos hoje em dia. Fica a dica, pois odeio o futebol moderno, também. Esse foi um dos motivos que me fez afastar-me de ser um torcedor, pois não gosto nem um pouco do que assisti nos últimos tempos com o futebol no Brasil.")


Como citei anteriormente a altimetria estava judiando, e muito. Para se ter uma base os quilômetros 3, 4 e 5 eram descendo, em compensação os 6, 7 e 8 eram subindo. Isso mesmo, três quilômetros de subida. A sorte foi que eles capricharam na hidratação, mas o sol que já batia forte nos pregou uma desagradável surpresa em alguns trechos, ainda bem que não foi em todo o percurso. Cheguei muito cansado, cheguei a pensar seriamente em caminhar, mas resisti, vi que ainda dava. Mas em alguns trechos diminui muito o pace, o que provavelmente me custou o sub-50. De fato não é algo tão ruim, pois estou voltando gradativamente de uma lesão bem séria, que me afastou quase três meses dos treinos. Ainda assim fiz um tempo ótimo pra a atual conjuntura. Talvez tenha faltado um pouco mais de resistência para manter o ritmo, ou faltou mesmo a boa e velha perna para completar abaixo de 50 minutos.
Foi capricho, puro capricho do destino me deixar 3 segundos do sub-25 semana passada e agora 1 minuto e 1 segundo acima do sub-50. Bem, na verdade não acredito nisso, foi falta de treino mesmo. Mas o “mel na boca” dos sub-50 me deixou instigado para reverter o quadro e “me vingar”.
De qualquer modo, valeu muito a pena, ainda mais porque encontrei o amigo-corredor Eduardo Acácio por lá, esse cara é um de meus maiores exemplos, e foi lendo seu blog http://porqueeucorro.blogspot.com.br/  que eu me senti empolgado para começar a correr. Além, é claro, de visitar o charmoso bairro da Mooca, que tanto inspira história e instiga a estudar história.

Mas que bateu no na trave, ah... isso sim! Tenho, em breve, algumas oportunidades de “dar esse troco”. Espero relatar em breve minha doce vingança.


O vídeo abaixo é para quem não conhece a narração do Pedro Ernesto. Diga-se de passagem, um dos melhores dias para o verdadeiro futebol gaúcho, e não ao "moderno". 












2 comentários:

  1. Diz aeh futuro Iron !!! Foi uma grande honra lhe encontrar nesta prova ... e realmente a altimetria esta punk, meu amigo me disse que tinha apenas uma ou duas subidinhas chatas .... kkk
    E meus joelhos até hoje estão reclamando dos declives ... E apesar das pirambeiras foi melhor pace até o 6º km abaixo dos 05:00, mas se analisarmos bem ... fomos super mega bem !!!
    Lhe dou meu parabéns e lhe desejo a plena recuperação desta contusão que nem sei o nome ... kkk Coisa de corredor de ponta !!!

    Sucesso e Grande Abraço !!!

    http://porqueeucorro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fala Admir !!

    Show de bola o teu blogger !!!

    Essa de bater na trave é complicado né, na minha penultima corrida foi assim também quando vi que dava para melhorar me esforcei mais para fechar no sub 25' poderia até ser 00:24:59:99 rsrsrs Pelo meu relogio fechei com 25:03 no tempo oficial da ECOrrida deu 25:01 complicado né, mas domingão agora veio a redenção fechei os 5K em 00:23:00 jamais eu esperaria por esse resultado. Mas o negocio é esse continuar treino que agente chega lá...

    Parabéns pela corrida.

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir