domingo, 12 de maio de 2013

Estreia em Duathlon




Ainda que eu já tenha feito algumas dezenas de corridas eu sabia que a estreia em uma nova modalidade seria tensa. Na noite anterior eu tive problemas para dormir, e como já era de se esperar, acordei bem mais cedo do que o esperado.
O evento Ecoduathlon foi promovido por atletas, corredores, Triatletas, Biatleteas e Duatletas, portanto não esperava menos, sabia que seria bem organizado.
Cheguei no Bosque por volta de 6h30, antes disso ainda passei no posto para calibras os pneus na bicicleta e fui rumo ao evento, estava mais tranquilo, mas um pouco apreensivo por não saber  o que me esperava.
Encontrei muita gente conhecida, por isso fiquei um pouco mais tranquilo, e quando comecei a ver os atletas chegando senti uma certa emoção que não da pra explicar, era um sentimento de pertencer a um seleto grupo que faz a vida valer a pena... E eu estava lá. Bem é verdade que algumas bicicletas que ali estavam custavam alguns amontoados de dinheiro, as da marca Cervelo chegam a custar 30 mil reais, mas e a minha Caloi, velhinha, barata, rodada e suja, daria conta?
Fiz o check in e só então me dei conta que não teria mais como voltar, agora era traçar uma estratégia e completar a prova.
Pontualmente a largada foi dada, eu saí bem tranquilo, não sabia exatamente o quanto a bicicleta cobraria de mim, portanto não rodei muito forte nos 5 km, uma vez que não tinha a menor ideia do que seria correr depois de pedalar 20 km.
O primeiro trecho foi bem tranquilo, serviu para aquecer bem, não me preocupei muito com tempo, tampouco com a corrida, já que minha maior preocupação era a transição. Estava realmente muito atento a tudo, não estava utilizando fone de ouvido justamente para ouvir todas as orientações dos organizadores, e por fim chegou a transição...
“A sequencia seria”. Pensei antes de chegar à transição. Primeiro trocar os tênis, trocar de camiseta, afivelar o capacete, organizar a camiseta e o tênis bem em frente ao cavalete, retirar a bicicleta. Tudo saiu como planejado, e bem antes do que esperava já estava empurrando a bicicleta rumo à faixa limite para pedalar, já que não é permitido pedalar na transição.
Eram quatro voltas no trecho de 5 km, muito conhecido por mim, pois é o mesmo trecho da ciclovia que eu já frequentei muito. Não neguei esforços, pedalei sem medo, gastei sem pensar quase tudo que eu tinha no pedal. Se eu conseguiria correr depois? Eu certamente tentaria, ainda sim, detonei nos pedais. A Caloi foi que foi, tudo bem que eu não podia exigir muito dela, mas na hora “H” ela não negou fogo. Foi com uma centena de barulhos, mas foi. Foi com apenas duas marchas, mas foi. Foi com o pedevela estralando, mas foi. Foi com os freios desregulados, mas foi. É até engraçado dizer tudo isso, mas minha Caloizinha, que ganhei na rifa, que já era de uma certa promoção de uma certa emissora de TV... Foi que foi.
NO final da primeira volta eu vi a Viviane e o Rodrigo ao lado da entrada do Bosque, que alegria, minha família estava ali para prestigiar minha estreia, claro que isso me deu novo ânimo. Foi muito emocionante pedalar um uma competição oficial, vou, certamente, melhorar as condições de minha bike nas próximas edições, uma vez que eu precisava sentir na pele o que era pedalar assim.
Ao completar as 4 voltas voltei para a transição e novamente coloquei a estratégia em prática, descer antes da faixa limite, colocar a bicicleta no cavalete, trocar os tênis, tirar o capacete e correr. Tudo dentro do esperado, exceto a tremedeira das pernas na hora que desci da bicicleta, já era de se esperar, a mecânica utilizada para pedalar é bem diferente da de correr, isso leva um tempo para acostumar, mas ainda assim eu fui.
Os primeiros passos vão desajustados, feios, como os de um bebê quando está aprendendo, mas logo se pega o jeito. Fiz o terceiro trecho com um pace abaixo dos 5’, e passei muito dos atletas de Speed que largaram 10 minutos antes de nós, o fato de ser corredor me deu uma certa vantagem. Além disso, ainda recebi o apoio da Vivi e do Rodrigo que acenavam pra mim.
O primeiro trecho, corrida de 5 km eu terminei com 00:25:26, a primeira transição eu fiz em 00:01:56, os 20 km de bicicleta foram em  00:50:51, a segunda transição em 00:01:19, e os últimos 2,5 km em  00:12:54, totalizando 01:32:27. Terminei a prova no 39º lugar, e haviam 75 inscritos na minha modalidade. Nada mal. Muito Feliz, não vejo a hora do próximo, que será em 1° de setembro.
E que venha o Triathlon...




















Um comentário:

  1. Olá Ademir,

    Parabéns pela estreia no Duathlon! Foi uma satisfação conhecê-lo pessoalmente e espero que a gente se encontre nas próximas provas.

    Bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir