sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Computador de pulso...


Depois do feito de Santos Dumont... Inventaram o computador de pulso.





As vezes é necessário abrir mãe de algumas coisas para ter outras, e assim foi o processo que culminou na aquisição do me brinquedinho... E que brinquedo.
Como já relatei aqui em outras postagens, tenho a intenção (ou tinha) de me tornar um triatleta, correr eu corro, nadar eu nado, mas pedalar é outra história. Eu tenho medo, é arriscado. Entendam: uma coisa é pegar sua bike despreocupado e sair por ai pedalando. Outra é pegar sua speed e ganhar velocidade e resistência em um trânsito que é ao mesmo tempo assassino e suicida. Tenho um filho pra ver crescer, oras.
Eu sei, tem muito ciclista que treina tranquilo, em lugares “seguros” (parcialmente), com equipamentos e bicicletas apropriadas. Mas vai dizer isso lá em casa para minha Prenda, Vai?!?
Não é por mim, mas pelos outros, o ciclista é o ponto mais fraco da corda e da “cadeia alimentar” desse trânsito maluco, a vulnerabilidade do ciclista é enorme, poucos respeitam, e apesar de ter muito rodando por ai, EU NÃO QUERO VIRAR ESTATÍSTICAS.
Não estou abdicando, é claro, do meu triatletismo, tampouco abrindo mão da competição que é minha obsessão, e que intitula esse blog, mas o fato é que aqui em São Paulo não existem lugares de fato seguros, ou mais ou menos isso para se treinar bike para competição.
Agora entra a parte da negociação e do brinquedo. Negociei com a Prenda e ao invés da bicicleta (que tirava a paz, o sono e o sossego dela) o tão esperado Garmin.
Adquiri um 405 cx, não vou ficar aqui dando explicações técnicas sobre o produto, pra quem preferir ou quiser saber mais sobre ele, como funciona acesse: http://static.garmincdn.com/pumac/Forerunner405CX_OwnersManual.pdf  e divirta-se. Falarei aqui um pouco do que já experimentei dele.
Pra início de conversa já dá outra motivação para treinar, sério, a coisas fica mais gostosa. Tem o fato de ter treinado errado por muito tempo, como? Simples, sempre utilizei o Map My Run, para saber as distâncias percorridas, até que é legalzinho, mas condiciona o corredor à um único percurso, sem o recurso do improviso, além de nos obrigar a perder um tempão montando o percurso no site. Mas o mais agravante disso é que em relação ao GPS do Garmin existe uma diferença de aproximadamente 1.200 metros, bastante para quem precisa de treinos corretos. Diferença para menos inclusive. Por exemplo, o percurso do Anel Viário que no MapMyRun me dá um trecho de meia maratona, no Garmin marca 19.800 m.
No início é muito complicado, tem que baixar programa, clicar aqui, ali, acolá, baixar programa, registrar isso, aquilo, aquilo-outro e por ai vai. Depois vem a configuração das telas, o manuseio do “arco”, as múltiplas funções e cada hora se descobre uma coisa nova, mas vale muito a pena. Por exemplo, eu tinha acionado o “companheiro de treino”, uma espécie de “coelho” cujo você concorre o tempo todo, o que me fez pensar que eu estava treinando como Usain Bolt.
O meu modelo (405cx) tem diversos recurso que me deixa boquiaberto, após executar todas as instalações devidas ele passa a se ordenar sozinho, basta conectar o “receptor” via USB e rapidamente ele passa a reconhecer, transferir e analisar seus dados-treino. Na primeira página ele te dá quantos treinos foram feitos no corrente mês, quantos quilômetros percorridas, total de calorias e até mesmo “premia” seu melhor tempo nos 5, 10, 21 ou 42 km. Tudo bem desenhado e muito acessível, nada de “bicho de sete cabeças”, além disso você pode “dar o play” e refazer todo o percurso realizado no treino, com batimentos cardíacos, altimetria e o pace médio em cada um dos trechos.




Ufa, e olha que eu não ganhei nem um pila para fazer essa propaganda aqui, acontece que o negócio é bom mesmo, é como correr com um computador no braço, apesar de ser um apetrecho discreto, não chama muita atenção e até parece um daqueles relógios que vem no doce de amendoim.

Recomendado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário