domingo, 29 de julho de 2012

A Saideira



Para terminar em grande estilo essas férias de julho nada melhor que uma corrida. Nesse domingo, 29 de julho, realizou-se no cento histórico de São Paulo a Corrida e Caminhada Nippo Brasileira. Trata-se de mais uma daquelas ótimas iniciativas em que se faz a manutenção da amizade centenária existente entre Brasil e Japão. Como sou muito fã dos bons amigos japoneses não poderia de maneira alguma ficar fora dessa.
E para melhorar ainda mais o clima da corrida, o local da retirada do kit era no bairro da Liberdade, onde se concentra boa parte dos imigrantes japoneses e seus descendentes. Trata-se de um local tradicional, famoso e muito legal, têm japoneses e coisas de japoneses espalhados por toda parte. Muito legal, inclusive existem muitos restaurantes que servem pratos típicos. Inclusive tive a oportunidade de experimentar alguns desses pratos típicos japoneses por ocasião do convite que o Sensei Hideaki me fez. Foi muito legal, andamos muito pelas ruas da liberdade, nos divertimos e ainda almoçamos em um local muito familiar e agradável, os japoneses recebem muito bem seus convidados.
Agora falando da corrida, chegamos ao centro de São Paulo de maneira bem tranquila, pouco trânsito, nenhum flanelinha e algumas boas opções de estacionamento. Havia muitos japoneses na corrida, embora o número de participantes tenha sido abaixo do esperado, havia também muitas pessoas utilizando faixas com descrições em japonês. A novidade ficou pala presença da esposa do senhor Hideaki, a senhora Kieko, muito simpática e alto astral, nos deu a maior força.

A prova era formada por duas voltas no mesmo percurso que passava pelos principais pontos turísticos do centro antigo da cidade. Em sua totalidade o percurso era plano com leves subidas, exceto a que se aproxima da catedral da Sé, essa sim era bem inclinada, mas nada que um bom treino no Bosque Maia não resolva, por isso quero voltar a treinar essa semana. De qualquer modo foi uma prova muito legal, com algumas ressalvas, uma vez que foi organizada pela Yescom, e não se pode confiar, tampouco falar bem deles.
Mantivemos um bom pace, não fiz questão de marcar um bom tempo, tratava-se de uma festa, uma corrida para “passearmos” eu, o Sensei e o bom amigo Ivan Ribeiro fizemos companhia uns para os outros em todo o percurso. Fechamos a prova por volta do 60 minutos, lembrando que eram apenas 9.300 metros, não os tradicionais 10k, mas o importante mesmo foi completarmos bem a prova, e o fizemos. Meu joelho mais uma vez me incomodou muito, mas ele não vai me parar, não mesmo.
No final ainda passamos um bom tempo conversando lá no Vale do Anhangabaú, simplesmente jogando conversa fora despretensiosamente. Foi realmente muito construtivo correr, rever os amigos e fazer alguns novos. E por falar nisso, no meio da multidão um bom gaúcho da linda cidade de Porto Alegre reconheceu minha tatuagem e veio “prosear” conosco, foi muito legal.
As férias terminaram, mas eu aproveitei muito, fiz tudo o quanto estava ao meu alcance, treinei bem menos do que nas últimas, mas isso aconteceu por conte de minha lesão, e não por preguiça. Não vou de forma alguma me sentir mal com isso, afinal de contas aprendemos muito mais quando perdemos do que quando ganhamos, e essa lesão tem me ensinado muito, muito mesmo. Além disso, passei boa parte de minhas férias com o meu gurizão, foi muito bom curtir a paternidade de forma integral, e realizei seis das sete corridas que havia planejado, e a saideira foi essa, em grande estilo, com direito a ótimas companhias, almoço com comida japonesa e um percurso recheado de história, de encher os olhos.
A próxima corrida inclusive será no mesmo local na tradicional corrida da Corpore que leva o nome místico de Corrida do Centro Histórico, nada mais original que isso. Domingo que vem não tem corrida, vou “descansar”, nada de prova, chip, número de peito ou cronometro. Ao contrário, pretendo fazer 30k de pedal, e pelo andar da carruagem, se tudo correr como pretendo vou começar a nadar. Parece que os triátlons já começam a ganhar formas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário